top of page

Como cuidar do seu piano.

Ambientação:

Pianos necessitam de ventilação adequada.

Sua melhor localização é a cerca de 10 cm de uma parede interna ou no centro do ambiente.

O móvel deve ser protegido da luz solar direta. Se isso não for possível, use cortinas ou uma capa que impeçam a exposição a raios solares.

Mantenha o piano distante de fontes de calor, como aquecedores, ar quente, lareiras, etc. Calor excessivo danifica o instrumento.

Mantenha o piano distante do ar-condicionado, variações bruscas de temperatura podem desafina-lo.

Feltro, tecido, couro e componentes de madeira são sensíveis à umidade, se ela for excessiva, pode danificar o mecanismo e as teclas, além de oxidação das partes metálicas.

Ambientes naturalmente secos têm umidade suficiente para prevenir agressões, mas em locais extremamente secos os componentes de madeira e feltro se contraem. Raramente, a tábua harmônica e outras partes laminadas podem apresentar trincas.

Para evitar ambientes muito secos, mantenha algumas plantas ou um umidificador no recinto do piano. Não aconselhamos colocar recipientes contendo água dentro do piano.

Não coloque objetos sobre o piano, objetos colocados sobre o piano causam vibrações indesejáveis.

Não derrame líquido sobre o piano.

Qualquer líquido contendo álcool, inseticidas, aerossóis, tintas, cosméticos, produtos plásticos, vinílicos e à base de petróleo são prejudiciais ao piano.

Limpeza:

Externa:

Apenas flanela umedecida com água, seguida de flanela seca e macia.

Interna:

A limpeza interna do piano deve ser feita por um técnico especializado para que seu instrumento não sofra danos no mecanismo, teclado ou cordas.

Teclado:

Use flanela macia e seca. Se estiver muito sujo, use a flanela embebida em solução de água e sabão neutro, bem torcida. Não use álcool ou produtos químicos.

Proteja o piano contra insetos e roedores.

Afinação e Regulagem:

O piano necessita de dois tipos de cuidado profissional: afinação e regulagem.

Afinar significa corrigir a vibração de cada corda, tensionando-a até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota.

Em uso normal, a afinação deverá ser efetuada a cada seis meses. Em uso intenso, como em escolas, teatros, restaurantes e clubes, é recomendável mais vezes.

Transportes ou movimentações excessivas desafinam o instrumento.

Variações bruscas de temperatura podem desafinar o instrumentos, por isso procure respeitar as recomendações de ambientação do instrumento.

Regular significa ajustar o mecanismo, teclado e pedais. Essas partes do piano sofrem pressões e movimentos constantes que causam desgastes que, por sua vez, causam mau funcionamento.

A regulagem só será possível com peças que ainda não atingiram o limite de desgaste. Em peças desgastadas não há possibilidade de regulagem, sendo necessário substituí-las por novas.

   Antes de qualquer procedimento é importante que pianos usados sejam avaliados por um profissional qualificado que possa atestar se o instrumento possui problemas de funcionamento e se, além da afinação, precise de regulagem ou até mesmo de uma reforma.

Dependendo do estado do piano, a afinação pode ser inútil e a tensão aplicada nas cordas pode ocasionar problemas maiores.

bottom of page