top of page

Afinação e regulagem de pianos

O piano necessita de dois tipos de cuidado profissional: afinação e regulagem.

O que significa afinar um piano?

Afinar um piano significa corrigir a vibração das cordas, tensionando-as até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota

Afinar um piano é uma arte que requer muito treinamento e habilidade.

O afinador de pianos adota um procedimento específico, iniciando, geralmente, pela região média. Utilizando cunhas ou tiras de feltro para emudecer duas das três cordas correspondentes a cada nota do piano dessa região. Depois de afinar uma corda, esses elementos são retirados e as cordas restantes são afinadas em uníssono a ela. O afinador então segue para as notas mais agudas, repetindo o processo, e depois para as graves, que possuem apenas uma corda, até que afine todas as notas de um piano. Quando um piano é afinado regularmente, esse processo torna-se mais rápido, pois os ajustes necessários são menores.

O que significa regular um piano?

Regular significa ajustar o mecanismo, teclado e pedais. Essas partes do piano sofrem pressões e movimentos constantes que causam desgastes que, por sua vez, causam mau funcionamento.

A regulagem só será possível com peças que ainda não atingiram o limite de desgaste. Em peças desgastadas não há possibilidade de regulagem, sendo necessário substituí-las por novas.

Quando afinar um piano?

Em uso normal, a afinação deverá ser efetuada a cada seis meses. Em uso intenso, como em escolas, teatros, restaurantes e clubes, é recomendável mais vezes.

Transportes ou movimentações excessivas sempre irão desafinar o instrumento.

Variações bruscas de temperatura podem desafinar o instrumentos, por isso procure manter o piano longe de aquecedores, lareiras, ar-condicionado, luz solar direta, etc

   Antes de qualquer procedimento é importante que pianos usados sejam avaliados por um profissional qualificado que possa atestar se o instrumento possui problemas de funcionamento e se, além da afinação, precise de regulagem ou até mesmo de uma reforma.

Dependendo do estado do piano, a afinação pode ser inútil e a tensão aplicada nas cordas pode ocasionar problemas maiores.

bottom of page